Você está aqui:
Quais os alimentos mais relacionados ao risco de câncer?
Diversos tipos de alimentos têm sido associados com o processo de desenvolvimento de um câncer, principalmente câncer de mama, cólon (intestino grosso), reto, próstata, esôfago e estômago. Há alguns tipos de alimentos que, se consumidos regularmente durante longos períodos, parecem fornecer o tipo de ambiente necessário ao desenvolvimento de um tumor maligno. No grupo dos […]

Diversos tipos de alimentos têm sido associados com o processo de desenvolvimento de um câncer, principalmente câncer de mama, cólon (intestino grosso), reto, próstata, esôfago e estômago.

Há alguns tipos de alimentos que, se consumidos regularmente durante longos períodos, parecem fornecer o tipo de ambiente necessário ao desenvolvimento de um tumor maligno.

No grupo dos alimentos que se consumidos com frequência, podem levar ao câncer, estão incluídos os alimentos ricos em gorduras como alguns cortes de carnes vermelhas, frituras, molhos preparados com gorduras, leite integral e derivados e embutidos.

Alimentos cancerígenos

Existem também os alimentos que contêm níveis elevados de agentes cancerígenos, como os nitritos e nitratos. Essas substâncias são utilizadas para conservar alguns tipos de alimentos, principalmente carnes e embutidos em geral, e também enlatados, picles e alimentos ultra processados em geral. O nitrato e nitrito se transformam em nitrosaminas no estômago. Essas substâncias têm potente ação carcinogênica e são responsáveis pelos altos índices de câncer de estômago observados em populações que consomem alimentos com essas características de forma abundante e frequente.

Já os alimentos defumados e os alimentos preparados no fogo (churrasco e grelhados) são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, substância também encontrada na fumaça do cigarro e que tem conhecida ação carcinogênica.

Os alimentos preservados em sal, como o charque, carne-de-sol e o bacalhau também estão relacionados ao desenvolvimento de câncer de estômago em regiões, onde o consumo é excessivo.

Concluindo

Portanto, para reduzirmos o risco de câncer, principalmente de estômago e intestino, precisamos evitar o consumo excessivo desses alimentos ou consumi-los de maneira moderada e eventual e adotarmos uma dieta saudável, com alimentos pouco processados e com baixo teor de nitratos, nitritos e sódio.

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

A importância do diagnóstico precoce em oncologia

Hoje em dia, o diagnóstico do câncer tem grandes chances de não ser mais uma sentença de morte. Isso ocorre devido aos avanços diagnósticos e terapêuticos nos últimos anos. Muitas vezes, na forma inicial, o câncer não apresenta sintomas, e para detectá-lo é importante o diagnóstico precoce, pois isso está associado a uma maior possibilidade de sucesso no tratamento, incluindo maior chance de cura.

Em quais tratamentos posso te ajudar?

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Agende agora mesmoa sua consulta

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.