Você está aqui:
Câncer da cárdia. Entenda o câncer que vitimou Bruno Covas.
A incidência desse tumor agressivo está aumentando em pessoas jovens e está relacionada a causas evitáveis. A cárdia é a região da transição entre o esôfago e estômago. Tumores nessa região também são chamados de tumores da junção esofagogástrica. Dependendo da origem (mais para o esôfago ou mais para o estômago), os tumores têm comportamento […]

A incidência desse tumor agressivo está aumentando em pessoas jovens e está relacionada a causas evitáveis.

A cárdia é a região da transição entre o esôfago e estômago. Tumores nessa região também são chamados de tumores da junção esofagogástrica. Dependendo da origem (mais para o esôfago ou mais para o estômago), os tumores têm comportamento e tratamento diferente. Os tumores que se originam na região logo abaixo da cárdia, tem comportamento e tratamento similar aos tumores da região alta do estômago.

Em relação aos sintomas, nas fases inicias, o tumor pode não apresentar sintomas. As vezes um tumor inicial é evidenciado num exame de endoscopia solicitado por sintomas inespecíficos e, nesse caso, o paciente tem mais chances de cura. A medida que o tumor evolui, os sintomas vão se manifestando e o paciente vai sentido dor e dificuldade para engolir. A perda do apetite e a perda progressiva de peso fazem parte do quadro. Dor e distensão abdominal, vômitos e fezes escuras podem ser sintomas de estágios mais avançados.

Nos últimos anos, o câncer do estômago e da cárdia tem acometido cada vez mais pessoas jovens, abaixo dos 50 anos. Uma das hipóteses é o perfil comportamental, relacionada aos maus hábitos alimentares e obesidade. Além da obesidade, os fatores de risco para esse tipo de câncer incluem o consumo exagerado de álcool e o tabagismo. Em relação à alimentação, dietas ricas em alimentos ultra processados e alimentos conservados em sal, estão relacionadas a maior risco. A gastrite crônica e a presença da bactéria Helicobacter Pylori (geralmente detectada em exames de endoscopia) também são fatores de risco. A doença do refluxo gastresofágicos, geralmente chamada apenas de doença do refluxo, se não tratada, pode evoluir ao longo dos anos para um câncer da cárdia. As causas hereditárias representam o menor percentual e pessoas com história de câncer na família precisam ser investigadas e ter acompanhamento médico específico.

O diagnóstico do câncer de estômago e da cárdia é feito por um exame de endoscopia com biópsia do tumor. A avaliação do estágio da doença costuma começar com uma tomografia computadorizada e outros exames podem ser solicitados.
O tratamento cirúrgico é a principal modalidade terapêutica e é associado a outras terapias, como a quimioterapia e a radioterapia. Mas a cirurgia só é possível nos estágios mais iniciais, quando o tumor não evoluiu para metástases. São tumores agressivos e mais de 50% desses tumores apresentam ou evoluem para metástases. No estágio de metástases, não há chance de cura e os tratamentos visam amentar a sobrevida. Nesse estágio, a quimioterapia, a radioterapia, a imunoterapia e outros tratamentos são indicados de acordo com a evolução e comportamental da doença.

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

A importância do diagnóstico precoce em oncologia

Hoje em dia, o diagnóstico do câncer tem grandes chances de não ser mais uma sentença de morte. Isso ocorre devido aos avanços diagnósticos e terapêuticos nos últimos anos. Muitas vezes, na forma inicial, o câncer não apresenta sintomas, e para detectá-lo é importante o diagnóstico precoce, pois isso está associado a uma maior possibilidade de sucesso no tratamento, incluindo maior chance de cura.

Em quais tratamentos posso te ajudar?

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Agende agora mesmoa sua consulta

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.