Você está aqui:
A doença do refluxo pode evoluir para o câncer de esôfago?
Resultados de um grande estudo sobre a doença do refluxo indicam que ela está associada ao câncer de esôfago e de laringe.

Os resultados de um grande estudo científico recente, indicam que a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), que também causa sintomas de azia, está associada a riscos mais elevados de vários tipos de câncer de laringe e esôfago. O estudo foi publicado on-line em 2021 na revista científica CANCER, um jornal da American Cancer Society.

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)

A DRGE, um distúrbio gastrointestinal comum, ocorre quando o ácido do estômago volta para o esôfago, onde pode causar danos aos tecidos do esôfago. A doença do refluxo pode ocorrer por diferentes causas e requer uma abordagem individualizada. A pesquisa indica que esse dano pode colocar os pacientes em risco de desenvolver um tipo de câncer chamado adenocarcinoma de esôfago.

“Esse estudo por si só não é suficiente para resultar em ações específicas para a população em geral. Pesquisas adicionais são necessárias para replicar essas descobertas e estabelecer a DRGE como um fator de risco para câncer e outras doenças ”, disse o Dr. Abnet, um dos pesquisadores. “Estudos futuros são necessários para avaliar se os tratamentos direcionados aos sintomas da DRGE irão alterar os riscos aparentes” completa o pesquisador.

Acompanhamento médico regular

Por isso, as pessoas que têm diagnóstico de doença do refluxo, devem realizar acompanhamento médico regular. O tipo de tratamento depende do grau do refluxo e da presença ou não de alterações pré-malignas na camada interna do esôfago.

Para mais informações sobre o câncer de esôfago, acesse este link: https://tinyurl.com/293r8teh

Dr. Marciano Anghinoni – Cirurgia Oncológica
Tratamento do câncer do aparelho digestivo

Consultas: 41 9 9887 2337
CRM PR 16867
RQE 13688

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

A importância do diagnóstico precoce em oncologia

Hoje em dia, o diagnóstico do câncer tem grandes chances de não ser mais uma sentença de morte. Isso ocorre devido aos avanços diagnósticos e terapêuticos nos últimos anos. Muitas vezes, na forma inicial, o câncer não apresenta sintomas, e para detectá-lo é importante o diagnóstico precoce, pois isso está associado a uma maior possibilidade de sucesso no tratamento, incluindo maior chance de cura.

O que é o esôfago de Barret? Ele pode levar ao câncer?

O esôfago de Barrett é uma situação onde a camada interna que reveste o esôfago é substituída por tecido semelhante ao de revestimento do intestino. Este processo chama-se metaplasia intestinal. Pessoas com esôfago de Barrett têm maior risco para um tipo de câncer chamado adenocarcinoma de esôfago.

Em quais tratamentos posso te ajudar?

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Agende agora mesmoa sua consulta

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.