Você está aqui:
O paciente com câncer tem baixa imunidade?
O que significa que uma pessoa é imunocomprometida? O termo “imunocomprometido” ou “imunossuprimido” se refere a indivíduos cujo sistema imune é considerado mais fraco ou mais comprometido do que o da média dos adultos saudáveis. A principal função do sistema imune é ajudar a combater as infecções. Indivíduos com sistema imune comprometido têm maior risco […]

O que significa que uma pessoa é imunocomprometida?

O termo “imunocomprometido” ou “imunossuprimido” se refere a indivíduos cujo sistema imune é considerado mais fraco ou mais comprometido do que o da média dos adultos saudáveis. A principal função do sistema imune é ajudar a combater as infecções. Indivíduos com sistema imune comprometido têm maior risco de desenvolver infecções, incluindo infecções virais como a COVID-19.

Há muitas razões para que uma pessoa seja imunocomprometida: condições de saúde como câncer, diabetes ou doença cardíaca, idade avançada ou escolhas do estilo de vida como o tabagismo podem contribuir para o enfraquecimento do sistema imune. Além disso, alguns medicamentos como corticoides, medicamentos para pessoas transplantadas e para o tratamento de doenças autoimunes podem levar a pessoa a condição de imunossupressão e tornar essa pessoa mais susceptível a infecções.

Pacientes com câncer tem relação com sistema imune comprometido?

Pacientes com câncer podem ter um risco maior de serem imunocomprometidos, dependendo do tipo de câncer, do tipo de tratamento que recebem, de outras condições de saúde e de idade.

A desnutrição presente em alguns tipos de câncer como o câncer de pâncreas, laringe, esôfago, estômago e outros cânceres em estágio avançado, está relacionada, por si só, a uma condição de imunossupressão.

A condição de imunossupressão é maior durante o período de tratamento ativo do câncer como, por exemplo, durante o tratamento com quimioterapia.

No entanto, se a pessoa já realizou o tratamento do câncer e não apresenta sinais de atividade do tumor, essa pessoa não é considerada imunocomprometida ou imunossuprimida.

Existe algum teste para verificar se uma pessoa é imunocomprometida?

Não há nenhum teste específico para determinar se uma pessoa está imunocomprometida. A condição é definida por uma avaliação médica que leva em conta diversos parâmetros, embora um hemograma que revele achados como baixas contagens de glóbulos brancos do sangue ou exames que revelem baixos níveis de anticorpos (também chamados de imunoglobulinas) no sangue provavelmente indicam um estado imunocomprometido.

Para saber mais sobre o câncer conheça meu canal no Youtube: https://www.youtube.com/c/DrMarcianoAnghinoni

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

A importância do diagnóstico precoce em oncologia

Hoje em dia, o diagnóstico do câncer tem grandes chances de não ser mais uma sentença de morte. Isso ocorre devido aos avanços diagnósticos e terapêuticos nos últimos anos. Muitas vezes, na forma inicial, o câncer não apresenta sintomas, e para detectá-lo é importante o diagnóstico precoce, pois isso está associado a uma maior possibilidade de sucesso no tratamento, incluindo maior chance de cura.

Em quais tratamentos posso te ajudar?

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Agende agora mesmoa sua consulta

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.