Você está aqui:
27/12/2016
Obesidade em pacientes com história de câncer
A obesidade foi mais predominante em pacientes com história de câncer de intestino e câncer de mama Um estudo recente realizado na Escola de Saúde Pública da Universidade de Columbia-EUA e publicado numa revista científica de grande relevância, o Journal of Clinical Oncology, revelou que a obesidade foi mais prevalente em pacientes com história de câncer […]

A obesidade foi mais predominante em pacientes com história de câncer de intestino e câncer de mama

Um estudo recente realizado na Escola de Saúde Pública da Universidade de Columbia-EUA e publicado numa revista científica de grande relevância, o Journal of Clinical Oncology, revelou que a obesidade foi mais prevalente em pacientes com história de câncer de intestino e câncer de mama, quando se comparou com a população geral.

Taxas de obesidade entre os sobreviventes de câncer

Este estudo é um dos primeiros a comparar taxas de obesidade entre os sobreviventes de câncer dos EUA e adultos sem história de câncer.

Foram analisados 32.447 pacientes que trataram câncer, entre 1997 a 2014.

Os grupos de pessoas com as taxas mais altas de obesidade crescente foram os sobreviventes de câncer colorretal seguidos por sobreviventes de câncer de mama.

No período do estudo, a prevalência de obesidade aumentou de 22% para 32% em sobreviventes de câncer e de 21% para 29% de adultos sem história de câncer.

Durante este tempo, as taxas de obesidade aumentaram mais rapidamente nas mulheres com câncer de mama e intestino em comparação com os homens com o mesmos cânceres e também em comparação com as mulheres sem história de câncer.

Obesidade é um problema crescente de saúde pública

Os resultados do estudo sugerem que a obesidade é um problema crescente de saúde pública, incluindo os pacientes que tiveram câncer.

Essa situação deve ser encarada pela comunidade científica e órgãos de saúde pública mundial como um alvo para intervenções direcionadas, incluindo esforços de controle de peso para evitar as crescentes tendências de obesidade que estamos constatando em pacientes que tiveram câncer.

Texto: Dr. Marciano Anghinoni

Referência: H. Greenlee, Z. Shi, C.L. Sardo Molmenti, A. Rundle, W. Y. Tsai. Tendências da Prevalência da Obesidade em Adultos com História de Câncer: Resultados da Pesquisa Nacional de Saúde dos EUA, 1997 a 2014. Journal of Clinical Oncology, 2016; DOI: 10.1200 / JCO.2016.66.4391

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

A importância do diagnóstico precoce em oncologia

Hoje em dia, o diagnóstico do câncer tem grandes chances de não ser mais uma sentença de morte. Isso ocorre devido aos avanços diagnósticos e terapêuticos nos últimos anos. Muitas vezes, na forma inicial, o câncer não apresenta sintomas, e para detectá-lo é importante o diagnóstico precoce, pois isso está associado a uma maior possibilidade de sucesso no tratamento, incluindo maior chance de cura.

Em quais tratamentos posso te ajudar?

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Agende agora mesmoa sua consulta

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.