Você está aqui:
07/10/2016
O que causa o câncer?
Diversos fatores estão relacionados, podemos dividir esses fatores em causas externas, causas internas e causas desconhecidas. O câncer é uma doença de etiologia multifatorial. Isso significa que diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento do câncer. Podemos dividir esses fatores em causas externas, causas internas e causas desconhecidas. As causas externas são as mais conhecidas e […]

Diversos fatores estão relacionados, podemos dividir esses fatores em causas externas, causas internas e causas desconhecidas.

O câncer é uma doença de etiologia multifatorial. Isso significa que diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento do câncer. Podemos dividir esses fatores em causas externas, causas internas e causas desconhecidas.

  • As causas externas são as mais conhecidas e estão relacionadas ao meio ambiente e aos hábitos de vida, alimentação e costumes próprios de um ambiente social e cultural.
  • As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, ou seja, são genes ou conjunto de genes transmitidos de uma geração a outra.
  • Alguns tipos de câncer de mama, estômago e intestino parecem ter um forte componente familiar ( hereditário), embora não se possa afastar a hipótese de exposição dos membros da família a uma causa comum.

Cerca de 80% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos, como o cigarro, que se constitui no principal fator de risco ambiental e pode causar diversos tipos de câncer, como o de pulmão, boca, laringe e esôfago. Outro fator ambiental bem conhecido é radiação ultravioleta solar, cuja exposição excessiva pode causar câncer de pele. O vírus HPV também é um importante fator ambiental por ser um agente causador de câncer de colo uterino.

O envelhecimento traz mudanças nas células que aumentam a sua suscetibilidade a se transformarem em células malignas. Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, explica em parte o porquê de o câncer ser mais freqüente nas pessoas de maior idade .

O surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores de câncer. Por exemplo, o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão é diretamente proporcional ao número de cigarros fumados por dia e ao número de anos que ela vem fumando.

Texto – Dr. Marciano Anghinoni

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

A importância do diagnóstico precoce em oncologia

Hoje em dia, o diagnóstico do câncer tem grandes chances de não ser mais uma sentença de morte. Isso ocorre devido aos avanços diagnósticos e terapêuticos nos últimos anos. Muitas vezes, na forma inicial, o câncer não apresenta sintomas, e para detectá-lo é importante o diagnóstico precoce, pois isso está associado a uma maior possibilidade de sucesso no tratamento, incluindo maior chance de cura.

Em quais tratamentos posso te ajudar?

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Agende agora mesmoa sua consulta

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.