Você está aqui:
Tratamento do Câncer de Pâncreas: Uma Nova Esperança!
Um estudo utilizando células de defesa do próprio paciente, modificadas em laboratório e injetadas novamente na corrente sanguínea do paciente promete ser um novo tratamento para quem sofre de câncer no pâncreas.

O perigoso Câncer de Pâncreas

O adenocarcinoma de pâncreas é um tumor agressivo e um dos piores em termos de prognóstico. Apenas 10% dos pacientes consegue sobreviver além de 5 anos. Apesar dos avanços no tratamento de diversos cânceres, nada mudou na última década para o câncer de pâncreas. Mesmo drogas modernas como a imunoterapia e os anticorpos monoclonais não conseguiram reduzir a mortalidade por esse tipo de câncer.

Novos métodos para tratar o Câncer de Pâncreas

Mas nesse ano de 2022 uma nova esperança surgiu. No congresso mundial de Oncologia Clínica, nos EUA, foram apresentados estudos preliminares que utilizam um método chamado CAR-T cells, contra o câncer de pâncreas. A técnica, que já é utilizada para outros tipos de câncer, consiste em extrair células de defesa do próprio sangue do paciente acometido, modificá-las em laboratório, com uma espécie de reprogramação para atacar o câncer e depois injetá-las de volta na corrente sanguínea do paciente.

Esperança no tratamento do Câncer do Pâncreas

Embora os resultados definitivos ainda possam levar alguns anos e não se tenha previsão para o uso geral, pelo menos é algo novo em muito tempo no tratamento desse temido tipo de câncer.

Confira mais informações sobre o câncer de pâncreas no meu canal no YouTube:

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

A importância do diagnóstico precoce em oncologia

Hoje em dia, o diagnóstico do câncer tem grandes chances de não ser mais uma sentença de morte. Isso ocorre devido aos avanços diagnósticos e terapêuticos nos últimos anos. Muitas vezes, na forma inicial, o câncer não apresenta sintomas, e para detectá-lo é importante o diagnóstico precoce, pois isso está associado a uma maior possibilidade de sucesso no tratamento, incluindo maior chance de cura.

O que é o esôfago de Barret? Ele pode levar ao câncer?

O esôfago de Barrett é uma situação onde a camada interna que reveste o esôfago é substituída por tecido semelhante ao de revestimento do intestino. Este processo chama-se metaplasia intestinal. Pessoas com esôfago de Barrett têm maior risco para um tipo de câncer chamado adenocarcinoma de esôfago.

Em quais tratamentos posso te ajudar?

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Agende agora mesmoa sua consulta

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.